quinta-feira, 16 de junho de 2016

AUGUSTO APARECIDA LEBRE
Veterano de 1932




Nasceu em Campinas - S.P. em 10/10/1913. 
Casou em São Paulo - S.P. em 07/02/1934. 
Faleceu em São Paulo - S.P. em 22/05/1998. 




Sua ascendência paterna tem sua origem na aldeia de Chã e Vale de Colméias, que pertence a Semide, esta a Miranda do Corvo e este a Coimbra, Portugal, chegando, aqui a família em 1866, e sendo uma das pioneiras e fundadoras da Colônia Nova Louzã, que em plena época da escravatura, desde seu inicio decidiu por somente possuir trabalho assalariado, não se utilizando da mão de obra escrava. 
Sua ascendência materna deriva de Francisco Barreto Leme do Prado, fundador da cidade de Campinas e por este, descendente de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal. 


Foi Soldado Constitucionalista, lutou na Revolução de 1.932 ficou prisioneiro na Ilha das Flores - RJ.





Sendo libertado por ocasião da troca de prisioneiros, retornando para sua casa em São Paulo após o termino da Revolução, todo maltrapilho, sujo e barbudo. Ao chegar no portão de sua casa bateu palma e sua mãe Isolina Salgado ao vê-lo não o reconheceu pensando tratar-se de pedinte, face, naqueles dias difíceis muitos estarem sem estrutura na dependência de um auxilio, agregado que os seus já o julgavam morto em combate, assim, sua mãe, sem saber tratar-se de seu filho, lhe disse, espere um pouco que vou lhe dar um prato de comida, este por sua vez bradou, “mãe sou eu seu filho Augusto” a partir daí foi só alegria, abraços, beijos e choros.


Colaboração:
Paulo Aparecida Lebre
Prof. Jefferson Biajone
Camila Giudice

Nenhum comentário:

Postar um comentário