segunda-feira, 5 de maio de 2014


2º CONCURSO DE REDAÇÃO 
"ESCOTEIRO ALDO CHIORATTO"

REDAÇÕES VENCEDORAS

TEMA:
Ser  Escoteiro "Um Ato de Inocência Coragem e Civismo"



Laura Fernanda Carboni Adegas


Ser escoteiro hoje é dormir apertado em barracas mais sempre com sorriso no rosto. Ser escoteiro hoje é ter o privilegio de viver as melhores aventuras e emoções que nenhuma outra pessoa conseguiria propor. Ser escoteiro hoje é ter uma segunda família disposta a fazer de tudo para você e seus “irmãos”. Ser escoteiro hoje é dar um motivo a mais para a mãe usar OMO. Ser escoteiro hoje é conseguir não viver de miojo quando a mãe sai de casa. Uma pessoa que não foi escoteiro no hoje, não terá boas histórias de aventuras, medos, união e até mesmo histórias engraçadas e aquelas não muito legais de se lembrar para contar aos amigos, filhos e netos no amanhã. Ser escoteiro no amanhã é saber fazer um macarrão com salsicha ou um arroz empapado como ninguém. Ser escoteiro no amanhã é saber costurar suas roupas que rasgão na hora que você vai sair na velocidade da luz. Ser escoteiro no amanhã é saber ser econômico e respeitar o bem alheio, ser bom para animais e plantas e acima de tudo ser amigo e irmão daqueles que mais precisam. Ser escoteiro no amanhã é contribuir para um mundo melhor, sem violência e drogas. Afinal, o que você esta esperando para se tornar um escoteiro também??? Que tal perder um sábado de televisão e ganhar um de pura diversão e ensinamentos?? Você não irá se arrepender...



Gustavo Cortez Ribeiro Marroni


No escotismo aprendo sobre cuidar. Cuidar da natureza, cuidar de mim e dos outros. Cuidar do planeta em que vivo e dos cuidados que todos devem ter, como moradores desse lugar. Ser independente, mas solidário. Respeitar a natureza e saber como utilizar sem agredir o meio ambiente. Crescer e levar, para o resto de minha vida, o que apreendi com minha tropa e meus chefes. As reuniões semanais são legais e instrutivas. Os acampamentos são a melhor parte da vida do escoteiro. Tem pessoas novas, atividades diferentes e muita, mas muita diversão. E dormir em uma barraca que eu montei é sempre uma experiência incrível. Tenho muitas historias para contar sobre as reuniões semanais. Uma vez fomos fazer comida matera. Foi super divertido. Fizemos ovo cozido, salsicha, linguiça, pão e arroz. Em outra reunião, outro grupo de escoteiro foi visitar o nosso. Cada pessoa das patrulhas teve uma função. Eu fui ajudante de cozinheiro, mas houve pessoas que foram cozinheiras, aguadeiro, lenhador, ajudante de lenhador, monitor e sub-monitor, sanitarista, entre muitas outras funções. O escotismo é importante para mim, porque me transforma em uma pessoa melhor e me ajuda a crescer para ser um cidadão generoso, responsável, consciente e acima de tudo feliz.



Caio Luis Araujo


Muitas pessoas me perguntam o que é o escotismo? Como funciona? A resposta é bem simples: Escotismo é tudo, é lutar todos os dias para se tornar uma pessoa melhor. O escotismo foi fundado por Lorde Baden Powell, com o objetivo de instruir as crianças a serem bondosas, espertas, corajosas. A palavra escoteira significa aquele que segue em frente. O escotismo ensina de modo diferenciado e especial as pessoas desenvolverem seu lado espiritual, físico e de caráter. O escotismo é para qualquer pessoa que queira participar, não importa sua crença ou sua classe social, será sempre bem vindo em qualquer cidade estado ou país. Portanto quando alguém me pergunta o que é escotismo, eu respondo, sou eu, meu jeito de ser, escotismo é tudo de bom.



Camilla de Aguiar Habib


Ser escoteiro, não fazer escoteiro. Eu tenho orgulho de afirmar que sou escoteira. Faço a diferença. Faço a diferença não só ajudando uma velhinha a atravessar a rua, mas sim a fazendo sorrir, não só apreender a viver no mato, mas sim, viver experiências inacreditáveis e incomparáveis ao lado de seus amigos, ou melhor, irmãos. É engraçado voltar no tempo e lembrar fatos que jamais serão esquecidos ou vividos em outra situação. O sentimento de cansaço, frio, fome após dias, nunca foi tão bom, digo, depois de dias em um longo acampamento, sentar ao lado de nossos irmãos em volta de uma fogueira, cantando a canção da despedida e olhar o rosto de cada um pensando “Ah como tudo valeu a pena”, ter a certeza de que você caísse todos estariam lá para te ajudar, mesmo o mundo querendo te afundar mais e mais. Ser escoteiro não é apenas reservar três horas de sua semana, mas também estar todos os dias sempre alerta, proteger quem precisa de nossa proteção, largar o egoísmo da nossa rotina e pensar primeiro no próximo. Se todos os jovens fossem escoteiros, o mundo não estaria como está repleto de maldade, egoísmo, ignorância, arrogância. Os valores pregados pelo escotismo não são algo absurdo, mas sim algo que deveria existir no dia a dia das pessoas. Conviver com pessoas as diferenças históricas, realidades, jeitos, personalidades e apreender a amá-las. O escotismo para mim é a representação concreta a espera da semana inteira para o sábado e ao chegar, sentir a felicidade mais pura em ser amada.



Gunther Wulff Poloni


O escotismo sempre me interessou. Sempre soube que meu primo ia todo sábado se aventurar com seu Grupo Escoteiro. Resolvi experimentar, e em menos de um ano me dedicando, tornei-me monitor de uma patrulha. Hoje em dia, reflito comigo mesmo tudo o que passei e aprendi, e ainda não me conformo como as atividades e acampamentos me ajudaram nos aspectos de organização; escola; vida. Você aprende atividades com finalidade de melhorar o seu pensamento em seu dia a dia transformando e evoluindo o seu cidadão interior. Oitenta por cento de uma sala de aula tira nota baixa, e o resto são bons alunos. A maioria sempre ao mascar chicletes joga a embalagem no chão. O escoteiro não. São essas pequenas diferenças aprendidas com o escotismo que te faz um cidadão, e que, se todos fizerem, não causaram enchentes, não poluirão o meio ambiente... Imagine só andar pela rua e não ver uma bituquinha de cigarro... Isso para mim sim poderia ser chamado de humanidade. Já ouviu falar de Henry Ford, o fundador da Ford Motor Company? Estava ele uma vez procurando por um funcionário. Ele, disfarçado de um dos cidadãos procurando por emprego, impressionou-se com um simples ato que chamou sua atenção. Um dos demais pega um clips do chão e guarda no bolso adivinha quem foi contratado? O ato de pegar o clips do chão transmitiu a ideia para Henry de que o homem era econômico e se importava com as simples coisas, por menos valor que elas valham. O escotismo me tornou assim. Outra história que conheço também pode ser associada ao movimento escoteiro. Num escritório, estavam vários homens à espera de uma entrevista de emprego como professor de Alemão. Falando em Alemão, entra na sala um senhor esfarrapado implorando para levá-lo ao banheiro. Ninguém se manifesta, mas um homem sim. Levantou-se, levou-o até o banheiro. Agradeceu, e então as entrevistas começaram. Entra um, sai, entra outro, todos cabisbaixos, até que chega a vez do homem. Entrou na sala, e quem o esperava? O senhor esfarrapado. Suas atitudes podem mudar seu futuro. Isso que estou tentando transmitir são as pequenas diferenças em seu dia a dia que te faz alguém melhor. E quando alguém melhora o mundo também melhora. Em poucas palavras, o escotismo transforma o mundo. Ser econômico, leal, amigo, cortês, obediente, disciplinado, sorridente, sempre alerta é o que nos move. Não se envergonhar de fazer o que é certo, melhorar o mundo. Lembre-se; cada ato de diferença, por menor que seja já é um grande avanço.



Felipe Augusto Rocha


Começando pelo titulo a importância de ser escoteiro na minha vida, eu estou no grupo há 3 semanas, então eu vou tentar escrever o que eu observei nesses encontros e a minha expectativa com relação a ser escoteiro. Quando minha mãe falava sobre ser escoteiro comigo, eu não imaginava que poderia ser tão legal a maioria das pessoas acredita que um escoteiro apenas anda com um bonito uniforme, cumpri todos os dias uma boa ação e passa os fins de semana acampando. Então fizemos algumas pesquisas sobre acampamentos e sobre o que eu poderia aprender foi assim que surgiu meu interesse em participar das atividades escoteiras, ser escoteiro, cumprir com os meus deveres como diz a promessa escoteira, mas eu estou apreendendo que para ser um escoteiro não é só participar de atividades, é também se divertir e praticar as etapas, afinal é “Ótimo”! No escoteiro, eu estou conhecendo muitas pessoas legais que estão sempre ao meu lado, e me ajudam quando podem. Entrar no escoteiro foi uma das coisas mais legais que já aconteceram na minha vida e hoje eu estou muito feliz, afinal eu aguardei por esse momento quase 3 anos eu consegui fazer novos amigos e a cada dia eu aprendo coisas novas. Aqui nos aprendemos a ajudar os outros, nos admitimos os erros, eu conto com a ajuda da chefe Olga, a chefe Léia, a chefe Paula, a chefe Adriana e os primos e como diz a regra sempre dar o melhor as vezes eu percebo que até eu não estou dando o meu máximo nas atividades mas mesmo assim eu agradeço e espero a cada dia melhor. Eu espero ficar no grupo por muitos anos e assim ensinar o que eu estou aprendendo e os valores de ser um membro para outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário