quinta-feira, 31 de outubro de 2013

1º CONCURSO DE REDAÇÃO 
 "ESCOTEIRO ALDO CHIORATTO"

http://mmdc.itapetininga.com.br/CONVITE_ALDO.pdf

Do concurso e sua finalidade:
Estão abertas as inscrições no período de 01 a 18 de novembro de 2013, para o 1º Concurso de Redações “Escoteiro Aldo Chioratto” que irá eleger as 9 melhores redações escritas por filhos de Policiais Militares matriculados no Colégio da Polícia Militar sobre um dos seguintes temas:

 1) “Meu Pai – um policial militar” se o pai do participante for policial militar;
 2) “Minha Mãe – uma policial militar” se a mãe do participante for policial militar;
 3) “Meu pai e minha mãe – policiais militares” se ambos os pais do participante forem policiais militares.


O concurso é destinado à alunos matriculados no Colégio da Polícia Militar e estão convidados para participar do concurso crianças e adolescentes, filhos de Policiais Militares, que estejam compreendidas na faixa etária de 06 a 18 anos.

Condições de realização e entrega das redações:
A redação deverá ser escrita a mão, com caneta azul ou preta, em folha a ser retirada na Secretária do Colégio da Polícia Militar.
Cada redação deve conter no mínimo 30 linhas e no máximo 40 linhas.
As redações deverão ser entregue na própria secretaria até a data limite de 18 de novembro. 

Divulgação dos vencedores:
A listagem das redações vencedoras será divulgada no dia 29 de novembro de 2013 no site: www.mmdccampinas.blogspot.com.br Os vencedores serão também comunicados por e-mail. 

Da premiação: 
A premiação das 9 melhores redações ocorrerá em três faixas etárias, a saber,
1) as três melhores redações escritas por participantes de 6 a 11 anos;
2) as três melhores redações escritas por participantes de 12 a 15 anos;
3) as três melhores redações escritas por participantes 16 a 18 anos.

Os 9 autores premiados receberão o "Diploma de Honra ao Mérito “Inocência Coragem e Civismo” honraria do 18º Núcleo de Correspondência MMDC de Campinas em memória ao jovem Aldo Chioratto, escoteiro de Campinas que aos 9 anos de idade participou da Revolução de 1932.



A entrega dos Diplomas será realizada na sede do Colégio da Polícia Militar, sito a Rua São Luís do Paraitinga, 1302. Jd. Do Trevo, em 4 de dezembro de 2013 às 10h30min. A solenidade contará com a presença do Presidente da Sociedade Veteranos de 32/MMDC, Cel PM Mário Fonseca Ventura.


O PEQUENO HERÓI
 "ESCOTEIRO ALDO CHIORATTO"


ALDO CHIORATTO (1922-1932) 


Em 05 de outubro de 1922, nascia em Campinas, Aldo Chioratto que pertencia ao Grupo Escoteiro Ubirajara, da Associação dos Escoteiros de Campinas; era aluno do Grupo Escolar Orosimbo Maia.



Colégio Orosimbo Maia 
Rua Bernardino de Campos 

O escoteiro Aldo Chioratto gozava de grande estima dos Oficiais do Quartel General pela sua vivacidade e simpatia. Sua missão era transporte e correspondência da estação ferroviária até o Quartel, em Campinas. A revolução estava no seu auge; centenas de vidas já se haviam perdido e São Paulo resistia graças aos seus valorosos soldados e voluntários.

Campinas, por ser entroncamento ferroviário, era muito assediada pela aviação em um desses ataques, logo pela manhã do dia 18 de setembro de 1932, uma série de estilhaços – 13 ao todo – atinge o bravo escoteiro que, ferido mortalmente, não abandona seu bornal de mensageiro. Ele estava entregando correspondência e o local, foi o corredor de uma residência no centro próximo à estação da estrada de ferro Cia. Mogiana e Paulista. Aldo Chioratto não resiste a tão forte agressão ao seu frágil, mas valente corpo e vem a falecer em virtude dos ferimentos.

O menino foi sepultado no cemitério da cidade sem qualquer honra militar, mais algumas décadas depois o fato chegou ao conhecimento da Diretoria da Sociedade Veteranos de 32, que constatou através de uma sindicância que o escoteiro Aldo Chioratto, no dia em que foi morto estava a serviço do Exército Constitucionalista MMDC, na função de mensageiro. Hoje seu corpo repousa no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, junto com outros heróis.


Crianças Constitucionalistas em 1932, ansiosas em poder colaborar com os esforços de guerra diziam:
 “Se preciso for, nós iremos também!”



1º CONCURSO DE REDAÇÃO
 "ESCOTEIRO ALDO CHIORATTO”
 UMA PARCERIA COM O COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR


Colégio da Polícia Militar 
Rua São Luis do Paraitinga 1302 – Jd.Do Trevo 
 Campinas/SP




O 1º Concurso de Redação “Escoteiro Aldo Chioratto” é uma parceria entre o 18º Núcleo de Correspondência e o Colégio da Polícia Militar e tem como objetivo divulgar os feitos heroicos das crianças frente a Revolução Constitucionalista de 1932. 

O 1º Concurso de Redação tem como Tema “Meu Pai um Policial Militar/ Minha Mãe uma Policial Militar”, dessa forma ver com os olhos de uma criança o que seu Pai/Mãe representa em suas vidas.

As 9 melhores redações receberão o Diploma de Honra ao Mérito Inocência Coragem e Civismo, em solenidade a ser realizada no dia 4 de dezembro de 2013 às 10h30min, no Colégio da Polícia Militar em Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário